O Paraná avança em desenvolvimento integrado dos municípios e em investimentos para a retomada econômica pós Covid-19. Essas duas frentes são destaques entre as ações da secretaria estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes em 2021. “Foi um ano marcado por desafios, mas também por muito trabalho, e resultados”, afirma o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge.

O Programa Paraná Produtivo, criado pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria do Planejamento, teve início em março deste ano. A proposta é identificar potenciais e carências das regiões e planejar o desenvolvimento integrado dos municípios. O programa abrange 202 municípios de oito regiões prioritárias: Jacarezinho e Santo Antônio da Platina; Cornélio Procópio; Paranavaí, Cianorte e Umuarama; Campo Mourão; Guarapuava, Irati e União da Vitória; Castro e Telêmaco Borba. Essas regiões concentram 30% da população paranaense (3,3 milhões de pessoas) e 25% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. “É preciso que os prefeitos de cada região se unam para que possam lutar pelo desenvolvimento regional de forma integrada”, afirma o secretário.

Foram realizadas pelo Paraná Produtivo 24 oficinas técnicas, todas em formato virtual, em decorrência da pandemia, com um público médio de 80 pessoas cada. Participaram lideranças locais, representantes do setor produtivo, universidades e governo, com base na análise de indicadores, fundamentadas nos eixos de pessoas, infraestrutura e sistemas produtivos, abarcadas pela dimensão da governança e gestão.


As oficinas foram divididas em três etapas. A primeira foi a de mobilização e diagnóstico, da qual saiu um relatório, com a análise socioeconômica de cada região para identificação das suas potencialidades. A outra foi de oportunidades de parcerias para validar as informações coletadas do primeiro encontro e identificar as reais necessidades de cada território. A terceira etapa foi de oficinas de priorização para definir as demandas, necessidades, potencialidades e oportunidades elencadas nas oficinas anteriores, que trarão retorno, mais impacto e, contribuir efetivamente para o desenvolvimento produtivo da região.

Os participantes debaterem temas, como pavimentação de estradas rurais, retomada do turismo, apoio ao pequeno produtor, apoio ao cooperativismo e energias renováveis.